jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2021

Recepcionista pode receber adicional de insalubridade?

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Green Line Sistema de Saúde, de São Paulo (SP), ao pagamento do adicional de insalubridade a uma recepcionista do Hospital São Gabriel.

Lucas Carneiro, Estudante de Direito
Publicado por Lucas Carneiro
há 4 meses

O trabalho da recepcionista, sendo administrativo, em regra, não cabe o recebimento de adicional de insalubridade, verba comum para trabalhadores que exercem suas funções em locais prejudiciais à saúde.

Como, então, uma recepcionista poderia receber adicional de insalubridade?

Bem, foi no recente julgado do Tribunal Superior do Trabalho, que condenou a empresa Green Line Sistema de Saúde ao pagamento de insalubridade a uma recepcionista, que possibilitou a funcionária do Hospital a receber a verba, por esta estar em constante contato com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas.

Para que fosse possível o direito à verba de adicional de insalubridade, foi necessária a perícia, pois a empresa entendia que o contato era apenas "eventual", o que não se mostrou verdadeiro, pois o movimento de pacientes na recepção era constante.

Portanto, se você é recepcionista e trabalha em local com constante contato com pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, ou seja, doenças que podem ser transmitidas ao falar com o outro, ao ter contato físico, ao espirrar, etc., se entende que há direito à verba de adicional de insalubridade.

Fonte: http://www.tst.jus.br/web/guest/-/recepcionista-de-hospital-em-s%C3%A3o-paulo-receber%C3%A1-adiciona...

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)